Introdução ao Arduino

segunda-feira, 26 de maio de 2014


Olá, bom dia a todos!

Hoje iniciaremos nossos estudos sobre a plataforma Arduino.

O Arduino (assim como o Android) é open source, ou seja, eu, você e até mesmo os power rangers podemos modificar, se inspirar e/ou reproduzir os conteúdos veiculados pelas empresas criadoras. Agora vale ressaltar que tudo isso deve ser feito respeitando a licença em que a empresa está registrada (geralmente é a licença creative commons).



Basicamente, quando nos referimos a Arduino, estamos falando da plataforma de prototipagem de baixo custo (é, nem tão baixo assim, dependendo do modelo...), fácil programação e integração com outras plataformas.

O núcleo da família Arduino está nos microcontroladores Atmel AVR. Pense em um PC (desktop) comum, onde existem várias marcas (Acer, Toshiba, LG...) e cada modelo vem com um processador (Intel, por exemplo). O Arduino seria o PC, já o microcontrolador Atmel seria o processador (Tá, eu sei que microprocessador não é a mesma coisa que microcontrolador...  :-P )

Em suas principais aplicações, essa plataforma é utilizada como unidade de pré-processamento (ou até processamento "completo") e comunicação entre o ambiente (dados sensoriais) e uma unidade de processamento central (um Notebook, por exemplo). Também pode ser utilizado para comunicação entre outras plataformas, formando assim uma rede de processamento de dados.

Já para programa-lo, utilizamos uma linguagem baseada em Wiring e Processing (para saber mais pode acessar os dois links anteriores) que lembra as linguagens orientadas a objeto. Mas marcus, que raios é linguagem orientada a objeto?! Bom, se você não sabe nada de programação, recomendo começar por lógica de programação (ou algoritmos, como preferir)... A programação para a plataforma Arduino (pelo ao menos em aplicações simples) é extremamente intuitiva, de modo que em pouco tempo se consegue uma boa base para futuros projetos. Mas não nos preocupemos, quando chegar a hora da programação voltaremos ao assunto mais detalhadamente.

Ah, se você quer saber mais um pouquinho sobre o inicio do projeto Arduino e tudo mais, recomendo a leitura do artigo A história do Arduino e/ou assistir o documentário Arduino: O Documentário.

Geralmente, o primeiro passo no universo Arduino se dá ao comprarmos/ganharmos/sonharmos uma placa Arduino. É com a placa que iniciaremos todos os projetos. Nela gravamos o nosso código fonte. Além da placa, os Shields e os Módulos são fundamentais em certas aplicações. Shields são "escudos" que podem ser acoplados diretamente sobre uma placa Arduino. Já os Módulos possuem aplicações bem similares às dos shields. Contudo um módulo não é acoplado diretamente no Arduino. Essas diferenças ficarão mais claras com o passar do tempo...

Se você quer uma lista (parcial, já que existem uma infinidade de placas pela web) clique aqui.

Já para shields, acesse o seguinte site shieldlist.org (site super bacana por sinal).

E para módulos, segue a mesma regra que os shields seguem. Em outras palavras, no geral, o que é feito com um módulo também pode ser feito com o shield. Sendo assim, a lista de shields pode ser "adaptada" aos módulos.

Por fim, para quem tem dúvidas sobre Arduinos "originais" e Arduinos "piratas", deixo a minha opnião: Se você torce pra um time e decide comprar uma camisa do seu time. Você pode escolher comprar uma camisa original, e ajudar financeiramente o seu time, ou pode comprar uma "pirata" e deixar de ajudar o seu time. Com os Arduinos é muito parecido. Se você quer apoiar financeiramente a equipe/empresa que criou e até hoje fabrica e vende Arduinos, compre os "originais" (made in Italy), obs.: compre com distribuidores oficiais (lista oficial aqui). Agora, existem "clones/compatíveis" que, diferentemente das camisas falsificadas, são apoiadas pela empresa oficial, desde que respeitem a filosofia open source do projeto Arduino. Tais "clones" não são, na maioria dos casos, piores que os originais. Portanto, vale pesquisar antes de comprar seu Arduino.

Bem, é isso... Nas próximas postagens falaremos sobre algumas placas Arduino (começando pelo Arduino UNO).

Até mais o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário