Resistores

terça-feira, 25 de novembro de 2014


Bom, o nosso primeiro post exclusivamente da área da eletrônica tratará sobre os resistores.


O que é um resistor ?



Resistores são dispositivos elétricos que, quando aplica-se uma diferença de potencial entre seus terminais, são capazes de fazerem transitar uma corrente no sentido do terminal de maior potencial para o de menor potencial. Tal característica permite que esse dispositivo seja capaz de dissipar potencia (em forma de calor) por efeito joule.

Para que serve um resistor ?

Um resistor pode ser utilizado em uma infinidade de circuitos elétricos (ou eletrônicos também). De forma básica, os resistores são utilizados como:
  • Limitadores de corrente;
  • Polarizador;
  • Sensores;
  • Estabilizar aterramentos;
  • Dissipar potência em forma de calor (efeito joule) - Chuveiro Elétrico, por exemplo;
  • "Gerar" corrente;
  • Simular resistências reais.

Simbologia: Como representar um resistor ?

Convencionalmente, utilizam-se as seguintes simbologias para representação de resistores em circuitos elétricos/eletrônicos:


Onde R é o valor numérico do resistor (medido em Ohms). Na prática, esse valor é dado em múltiplos de Ohms, ou seja:


Onde R = 1 Ohm e 1K = 1000 Ohms, por exemplo.

Tipos básicos de resistores

Basicamente, existem os seguintes tipos de resistores no mercado:
  • Resistor de Carbono (Padrão):
Geralmente são comercializados em termos da potência de dissipação do dispositivo, ou seja. [em primeira análise] quanto mais espesso for o corpo do resistor, mais a potência que ele poderá dissipar.

Também podem ser encontrados em envólucros SMD:


  • Resistores Dependentes de Luz (LDR):

Basicamente é um resistor que tem o seu valor alterado de acordo com a incidência de luz na parte superior (sensível) do dispositivo.
  • Resistores Dependentes da Temperatura (termistores):
De maneira pratica, são resistores que variam o seu valor de acordo com a temperatura a qual são submetidos. Podem ser subdivididos em NTC (Negative Temperature Coefficient - São termistores que diminuem seu valor com o aumento da temperatura) e PTC (Positive Temperature Coefficient - São termistores que aumentam o seu valor com o aumento da temperatura).

  • Varistores:

São resistores que tem sua resistência inversamente proporcional à tensão aplicada em seus terminais. Ou seja, quanto maior for a tensão entre seus terminais, menor será o valor do varistor. E quanto menor for a tensão em seus terminais, maior será o valor do varistor.

  • Potenciômetros:

Em termos práticos, é um resistor que tem o valor entre o terminal do meio e os terminais das extremidades variado de acordo com a rotação do eixo (visível na figura).

Em tamanhos menores, o potenciômetro também é conhecido como Trimpot:

Potenciômetros podem variar seus valores de maneira linear ou de maneira logarítmica, isso é um fator importante a ser levado em conta na hora de comprar um potenciômetro para o seu projeto.



O que é e como utilizo o "código de cores" p/ resistores ?

Como o corpo dos resistores de carbono é bem pequeno, não é possível imprimir o valor de cada resistor nele. Sendo assim, estabeleceu-se o código de cores (onde faixas de cores são impressas em tal ordem que revelem o valor do resistor). Na prática, geralmente temos duas situações: Uma com 4 cores (bandas) e outra com 5 cores (bandas). Ou seja:

Por exemplo, caso o resistor tenha 4 faixas, sendo elas Verde - Azul - Amarelo - Cinza, teríamos: 56x10kOhms = 56kOhms (com tolerância de 0.05% acima ou abaixo desse valor encontrado).


Circuitos com resistores

Todas as leis p/ circuitos elétricos são válidas para elementos resistivos. Ou seja, em circuitos puramente resistivos, as leis de Ohm e de Kirchoff continuam válidas.

Resistência e Resistores: Qual a diferença ?


Resistor = Dispositivo elétrico

Resistência = Medida quantitativa de um resistor. 

Ou seja, Resistor é o dispositivo e Resistência é o seu valor medido em Ohms.





Espero que o post tenha dado as noções básicas sobre o elemento resistor. Existe muitas outras informações sobre isso, caso queira se aprofundar.

Até a próxima...

\o











Um comentário: